terça-feira, 24 de junho de 2014

Irmã Veroni Medeiros fala sobre resgate histórico de Zilda Arns para processo de beatificação

por  Valquíria Vieira
O pedido de abertura do processo de beatificação da doutora Zilda Arns será entregue ao arcebispo de Curitiba (PR), Dom Moacir J. Witti, no dia 10 de janeiro de 2015. O processo, que só pode ser aberto após cinco anos após o falecimento da possível beata, está em fase de resgate histórico da líder e fundadora da Pastoral da Criança.
A12.com conversou com Irmã Vernoni Medeiros, religiosa da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que atua na área de Desenvolvimento Infantil da Pastoral da Criança, e acompanha o resgate histórico da Dra. Zilda. 
Irmã Veroni, Pastoral da CriançaA12 - O pedido de abertura do processo de beatificação acontecerá no dia 10 de janeiro de 2015, até lá o que deve acontecer?
Irmã Veroni - O processo de beatificação só pode ser aberto, oficialmente, após cinco anos completos do falecimento da pessoa em questão (no caso da Dra. Zilda, a partir de 12 de janeiro de 2015). No dia 10 de janeiro, durante a Celebração “Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças”, acontecerá a entrega oficial da moção que solicita a abertura do processo de beatificação da Dra. Zilda Arns Neumann. Esse documento demonstra o reconhecimento dos fiéis à fama de santidade e ao legado evangelizador da fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Será entregue ao senhor Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba (PR), Dom Moacir J. Witti. 
Até janeiro, além da divulgação e coleta de assinaturas para a moção de apoio, está sendo feito um trabalho de pesquisa e resgate da memória a respeito do legado evangelizador da Dra. Zilda. Isso envolve o recolhimento do acervo histórico da vida e da missão da Dra. Zilda e a organização de blocos documentais referentes à sua história pessoal, profissional e evangelizadora.
Juntamente aos preparativos do evento de janeiro, a Pastoral da Criança também está estruturando o Museu da Vida, que conterá o Memorial da Dra. Zilda e outras ações da Pastoral da Criança.
 A12 - Quem faz o pedido de abertura do processo de beatificação?
Irmã Veroni - Após os cinco anos de falecimento do(a) servo(a) de Deus, a Igreja pode solicitar a abertura do processo de beatificação, pedido destinado à Congregação Para a Causa dos Santos, em Roma. Quem faz esse encaminhamento é o arcebispo local, mediante as instruções e orientações do documento chamado Sanctorum Mater.
No caso da Dra. Zilda, o senhor Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, Dom Moacir J. Witti, fará esse pedido oficial, fundamentado também nas assinaturas dos fiéis que reconheceram a fama de santidade e o legado evangelizador.
A12 - Caso alguém tenha algum testemunho que possa contribuir com o processo quem ela deve procurar, como deve proceder?
Irmã Veroni - Todos os testemunhos, mensagens e artigos de revistas, jornais ou outros materiais devem ser encaminhados aos meus cuidados, por e-mail (veroni@pastoraldacrianca.org.br) ou diretamente à sede da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR) – R. Jacarezinho, 1691 – Mercês – CEP: 80810-900.
A12- Quais as virtudes necessárias a um processo de beatificação?
 
"Todo o legado de vida, daquilo que Drª Zilda realizou à frente da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, são sinais de virtudes heroicas".
Irmã Veroni - Durante o processo de beatificação, é realizado um levantamento das virtudes heroicas da pessoa. Entre elas, estão as chamadas virtudes teologais – fé, esperança e caridade – e as virtudes cardeais – fortaleza, justiça, temperança e prudência. Qualidades como humildade, honestidade e bondade também são essenciais para a caracterização do(a) futuro(a) beato(a).
Dra. Zilda foi uma líder católica na Pastoral da Criança e também uma mulher que se destacou como mãe dedicada e exemplo de vida para filhos e netos. Vamos percebendo essas qualidades através dos relatos e testemunhos de fé que as pessoas que tiveram contato com a Dra. Zilda, em vida, vem manifestando. Todo o legado de vida, daquilo que ela realizou à frente da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, são sinais de virtudes heroicas.
Fonte: Portal A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário