quinta-feira, 12 de junho de 2014

6 Dicas para Brincar na Celebração da Vida

crianca correndoA Celebração da Vida é o encontro das diferentes famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança que se reúnem para celebrar as conquistas de suas crianças  e discutir as dificuldades encontradas.Mostra a solidariedade e a participação de uma comunidade na busca de seus direitos de cidadania. Por isso é um dia abençoado por Deus."
É também um momento no qual as crianças podem participar juntas de várias brincadeiras nas quais vai interagir e conviver com outras crianças.
Crianças devem brincar muito e é importante que elas tenham a oportunidade de brincar livremente, é a criança que escolhe quando, como e com o quê brincar
Para que esse momento da Celebração da Vida nas comunidades se torne agradável é necessário organizar os espaços nos quais acontecerão essas brincadeiras. Os brinquedistas e brincadores devem estar nas comunidades para favorecer mais brincadeiras para as crianças.

Seis dicas de brincadeiras

As brincadeiras podem ser propostas pelos adultos, mas as crianças brincam se quiserem e podem inventar suas próprias brincadeiras com os materiais.

Tapete mágico

Material: folhas de jornal.
Para brincar: colocar várias folhas de jornal abertas no chão, que são os tapetes mágicos. As crianças, seguindo uma que foi escolhida para guia, saltitam ou correm, passando por cima dos tapetes mágicos, procurando não pisar neles. Ao sinal do brinquedista todas param. As crianças que estiverem pisando nos tapetes mágicos vão ficar de fora torcendo pelas outras.

A torre

Material: latas de tamanhos diferentes, sementes ou pedrinhas pequenas.
Como fazer: arranjar três ou quatro latas de tamanhos diferentes que possam ser empilhadas.
Se quiser, colocar dentro delas algumas sementes ou pedrinhas e fechar bem com cola e fita gomada.
Para brincar: apresentar as latas, coloridas, arrumadas formando uma torre. As crianças menores adoram brincar de derrubar e montar a torre.

Tijolinhos Coloridos

Material: caixas de leite, folhas de jornal, fita adesiva larga, papel dobradura de diferentes cores, papel contact. Uma caixa de papelão grande colorida, para o armazenamento dos blocos.
Como fazer: Conjunto de caixas de leite preenchidas com pedaços de jornal amassados e fechadas com fita adesivas, de modo que fiquem firmes e resistentes.
 As caixas de leites são encapadas, em cores diferentes e plastificadas.
Como brincar: as crianças podem retirar os tijolinhos da caixa grande e formar diferentes conjuntos e realizar diversas construções.

Bola na caixa

Material: uma bola, uma caixa de papelão, uma lata ou pneu.
Como brincar: as crianças ficam em fila e têm que acertar a bola dentro da caixa, lata ou pneu.
 Cada criança que joga vai para o final da fila para jogar de novo.
Essa brincadeira oportuniza que todos brinquem independente da idade.

Tiro ao alvo

Material: bola de meia e uma garrafa plástica colorida com um pouco de areia para dar estabilidade ou uma lata.
Como brincar: colocar a garrafa ou a lata num lugar acima do chão ou pendurada. As crianças vão tentar acertar a garrafa com a bola.
Pode ser jogada também dividindo as crianças em equipes para ver qual equipe acerta mais.

Brincar de casinha

Material: bonecas diversas, panelinhas, fogão, pratinhos, colheres, (brinquedos que podem ser confeccionados em casa.)
Criança brinca de casinha em qualquer lugar. É bom brincar com outras crianças.
 Os pais podem aproveitar para brincar junto com a criança, no encantado mundo do faz-de-conta, desde que ela os convide.
 É na brincadeira de casinha que ela experiência os papéis na sociedade, usa sua criatividade e imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário