Foto Marcelo Caldin - Pastoral da Criança
As exigências são muitas e o mito da supermãe ganha força hoje em dia em uma sociedade que cobra e julga muito, mas que oferece muito pouco no sentido de apoiar e respaldar as mães em suas múltiplas atividades e facetas.
Diante desse quadro, alguém poderia dizer, então não cabem homenagens, que parecem ser tão “doces”; cabem só críticas, reivindicações... Cabem os dois! Homenagem? Toda mãe merece. Reivindicações? Sim, porque toda mãe também merece e precisa ter as condições necessárias para criar bem os seus filhos, com amor e dignidade.
Como a Pastoral da Criança faz
Mãe, uma vocação e uma missão
Maria da Graça Dias Umada
Foto Marcelo Caldin - Pastoral da Criança
Para contar um pouco sobre o papel ou a missão das mães, nossa entrevista é com Maria da Graça Dias Umada, psicóloga e professora, que trabalha na coordenação nacional Pastoral da Criança, em Curitiba (PR).
Maria da Graça, por que festejar os dias das mães?
A comemoração do Dias das Mães vem de longo tempo, desde 1914. Através de muitas lutas as mulheres vieram ter seu dia especial, no Brasil é comemorado no segundo domingo de maio. Ter um dia especial é muito importante para todas nós mães, mas acredito que o dia das mães deveria ser todos os dias do ano.Atualmente as mulheres estão adiando a maternidade em decorrência da carreira profissional, o que a senhora acha disso?
Tem um aspecto positivo. A mulher está ganhando muito espaço no campo profissional, trabalhando fora, só que isso pode acarretar um ponto negativo. Quanto mais tarde ela for mãe, esse atraso pode ser prejudicial a ela e a própria criança. Um dos problemas que podem ocorrer é a mulher apresentar um problema de pressão alta. Tem também o perigo de que a criança pode nascer com alguma anomalia. É importante que essas mães “mais maduras” tenham o cuidado antes de engravidar, de fazer um bom tratamento, procurar um ginecologista para ter uma gravidez consciente.Mais alguma orientação sobre esse tema do dia das mães?
Ser mãe é doar-se, ser mãe é ser amiga companheira saber ouvir os filhos. Aproveito para desejar parabéns a todas as mães principalmente aquelas mães trabalhadoras líderes da Pastoral da Criança que muito contribuem no apoio na orientação, mães somos todas nós que estamos trabalhando pelas crianças e um mundo melhor.Confira a entrevista na íntegra
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1179 - 05/05/2014 - Dia das Mães
Nenhum comentário:
Postar um comentário