quinta-feira, 8 de maio de 2014

Crianças e atitudes construtivas:


Atualmente, muito se fala em valores e motivação das crianças para as atitudes construtivas. Mas como isso se dá na prática? Um coisa é certa: quando se trata de educação de crianças, principalmente os bons exemplos falam mais alto! Repassar as noções de valores, hábitos saudáveis e atitudes construtivas para crianças demandam muita dedicação e empenho. Sempre com respeito e diálogo.

Como a Pastoral da Criança faz

Os resultados são muito positivos, desde que os pais ou outros familiares, também façam o que ensinam. Nesse processo, coerência é fundamental. Não adianta cobrar da criança boas atitudes, quando ela muitas vezes, na prática, vê o contrário disso.

Dificuldades

No convívio familiar, algumas atitudes podem prejudicar uma relação saudável e construtiva com as crianças. Fique atento a elas:

Ausência:

Nunca estar disponível para brincar, conversar, escutar ou passear com as crianças pode passar a ideia de que a criança não é valorizada ou de que não se tem tempo para ela. Por isso, organize em casa atividades que estimulem o convívio familiar, como a leitura e brincadeiras em grupo. Participar da vida da criança é fundamental.

lider-brincando-com-criancaCríticas:

Muitas vezes as crianças tem comportamentos que não são os esperados por parte dos pais ou familiares. Quando a criança fizer algo assim, procure começar valorizando as atitudes boas da criança e depois critique o que ela fez, dando alternativas para ela para remediar o que fez. As críticas fazem parte da educação, mas devem ser construtivas.
Como a criança pode aprender e se desenvolver?

Ambiente hostil:

Viver em uma casa em que os pais, ou familiares, vivem brigando é muito prejudicial, ao ponto das crianças verem os conflitos como parte da vida familiar. Em um ambiente de paz e harmonia, as crianças crescem mais confiantes e felizes.

Desconfiança:

Ouça os seus filhos e demonstre sua crença no que eles dizem. Mas, para isso, promova uma conversa aberta para que eles se sintam à vontade para confiar também em você. Não minta para as crianças, porque além de não estar dando um bom exemplo, a mentira quebra os laços de confiança estabelecidos.

Compensação material:

Não tente dar presentes em excesso, cedendo a qualquer pedido, para se sentir melhor. Além de enfraquecer a relação, as crianças não aprendem o valor do dinheiro e se acostumam a querer cada vez mais. Lembre-se: atenção e carinho são presentes que duram a vida toda.

Falta de limites, disciplina:

Muitos pais acreditam que dar liberdade total às crianças ajuda a manter o convívio mais “amigável” e as crianças mais felizes. Mas as crianças precisam aprender a ter limites. Muitas vezes elas se excedem para “chamar atenção” ou para reclamar uma necessidade que não foi atendida. É aí que o diálogo entra em ação. Nunca, nunca mesmo, use de violência. Quem pensa que para impor limites nas crianças é preciso utilizar umas “palmadas inofensivas”, ainda não compreendeu o dano psicológico e comportamental que está provocando nas crianças. Crianças aprendem do exemplo dos adultos e “repetem”, às vezes com mais ênfase, a atitude deles. É como diz o velho ditado: violência só atrai mais violência. Lembre-se: o afeto é o melhor caminho para educar seu filho!

10 Mandamentos para a paz na família

10 mandamentos
MINISTÉRIO DA SAÚDE : Departamento de Atenção Básica (Caderno 33) SAÚDE DA CRIANÇA: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO (Prevenção de violências e promoção da cultura da paz -página 213)

Nenhum comentário:

Postar um comentário