terça-feira, 21 de maio de 2013

A importância do brincar - direito fundamental da criança!

Jornal 198 - Trocando Ideias - A importância do brincar PDF Imprimir E-mail
“As praças da cidade estarão cheias de meninos e meninas a brincar pelas ruas”. Zc 8,5

Para começar, parabéns a todas as mães! A maternidade é celebrada todos os dias pelas mulheres que acolhem, amam, cuidam, educam seus filhos e filhas. E maio é o mês em que temos um dia para dedicar muito carinho e alegria às mães. Vamos fazer isso em cada família, em cada comunidade do jeito que elas gostam.

 Mas este mês quero falar aqui também de um assunto que toda mãe sabe que é muito importante: a brincadeira das crianças. Criança brinca porque brincar é uma necessidade para seu desenvolvimento, por isso é um direito da criança. E por que temos que defender tanto o direito de brincar para nossas crianças? Creio que, quando temos que e chamar atenção para um direito, é porque ele não está sendo bem cumprido.
Para ajudar na criação de mais oportunidades para o brincar, tivemos na Pastoral da Criança desde 1995, o projeto Brinquedos e Brincadeiras, que em 2002 se tornou a Ação Brinquedos e Brincadeiras. Este ano estamos estimulando, além da figura do brinquedista, preparar brincadores em todas as comunidades com Pastoral.

E este mês estou querendo fazer um convite, uma incitação a vocês. Vou explicar qual é.
A Pastoral da Criança é uma das instituições que compõe a Rede Nacional Primeira Infância- RNPI - a qual é formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do Setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância. Simplificando são muitas organizações que atuam na promoção do desenvolvimento das crianças como fazemos na Pastoral. Uma das organizações da RNPI, a Aliança pela Infância está coordenando e convidando as outras instituições da rede a participarem da Semana Mundial do Brincar que vai acontecer de 19 a 26 de maio. Querem que esta semana seja um “momento privilegiado para sensibilizar a sociedade sobre este direito fundamental das crianças”.

Vocês podem ver mais informações no site: http://www.aliancapelainfancia.org.br
Sendo assim convido a todos vocês: líderes, brinquedistas, brincadores que atuam nas comunidades com Pastoral para que, junto com os familiares das crianças, procurem promover nessa semana mais oportunidades para as crianças brincarem e para brincar com elas. Nas visitas domiciliares as líderes e os líderes podem conversar as famílias sobre o brincar utilizando o Guia do Líder, podem organizar as “Ruas do Brincar” para as crianças brincarem juntas e ao ar livre ou em espaços amplos e podem inventar outras maneiras de participar dessa semana na sua comunidade de acordo com sua realidade e possibilidades.
Com isso estaremos nos unindo a pessoas de muitos locais do Brasil e também de outros países para mostrar e dar exemplo de como é importante valorizar e estimular espaços e momentos para as crianças brincarem mais. Vamos fazer surgirem “praças” nas cidades cheias de meninas e meninos a brincar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário