- Última Atualização: 28 March 2019
Foto: Marcello Caldin
O cuidado com a higiene e saúde das crianças deve começar com a orientação e o exemplo dos adultos. Quais os cuidados que devemos ter com a higiene das crianças em casa, Dr. Clóvis?
A criança fica olhando e observando os pais, os avós, e muitas vezes repete aquilo que os pais fazem. É importante dar o exemplo de lavar as mãos antes de comer e tomar água potável. Ter um sistema de esgoto também é importante para o princípio básico de saúde e higiene que queremos para todos.
Dr. Clóvis Arns da Cunha
Quais são os perigos de andar descalço?
Ao andar descalço a pessoa pode contrair vários vermes, se machucar, ter algum ferimento com algum prego enferrujado, o que pode causar algumas doenças, então faz parte da higiene pessoal sempre andar calçado.Quais são os cuidados que todos devemos ter com a higiene pessoal?
Água potável e esgoto, por isso, devemos lutar, devemos fazer campanhas, para que todos os brasileiros tenham acesso a água potável e ao saneamento básico. Essa é a prioridade número um em termos de saúde pública. Tendo acesso a água potável e esgoto, os dois próximos passos são tomar banho e escovar os dentes depois das refeições e antes de dormir. São dicas importantes para a saúde de adultos e crianças.Quais doenças uma água que não é de boa qualidade pode trazer?
Pode trazer, principalmente, doenças gastrointestinais, conhecidas como diarréias, disenterias, que são as fezes líquidas frequentes, várias vezes por dia, com cólicas fortes. Portanto, a água deve ser transparente, não pode ter gosto nem cheiro, só assim ela será uma água potável.Como deve ser a higiene para evitar as infecções respiratórias?
Principalmente no sul, onde tem bastante frio, é importante proteger o rosto quando espirrar ou tossir, para evitar fazer isso no rosto de outra pessoa, pois é por essas gotinhas que ficam no ar que se transmitem as infecções.É verdade que no Brasil existem milhões de pessoas que ainda não tem banheiro para fazer suas necessidades?
Existem. Calculamos que existam, em média, 6 milhões de pessoas que ainda não tem banheiro e fazem as necessidades em lugares inapropriados. Por isso, devemos lutar para que todos tenham acesso a banheiros ligados na rede de esgoto da cidade.Leia a entrevista na íntegra: 1435 - Higiene e saude da criança (.PDF)
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Nenhum comentário:
Postar um comentário