terça-feira, 11 de outubro de 2016

Dia da Criança: momento de interação e de cuidado com a obesidade

1306 dia da crianca e prevencao da obesidade entrevista
Foto: Acervo da Pastoral da Criança
Neste Dia da Criança (12 de outubro), a Pastoral da Criança chama a atenção para mais uma data que é celebrada na mesma semana, mas que nem sempre recebe o mesmo destaque: o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (11 de outubro).
O retrato atual da realidade traz números que poderiam sobrecarregar até a balança mais reforçada. Por um lado, o Brasil avançou no combate à miséria e ao baixo peso infantil. Por outro, seguindo uma tendência mundial, teve um crescimento no número de brasileiros com sobrepeso e obesidade em todas as idades e regiões do país. 7,3% das crianças menores de 5 anos estão com excesso de peso. Na faixa etária de 5 a 9 anos, este percentual chega a 33,5%. Na adolescência, o índice fica em 20,5%. Entre os adultos, já atingiu metade da população. Os dados são da 2ª edição do Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos (2015) – matriz articulada de indicadores que inclui dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), do inquérito telefônico Vigitel, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.
As pesquisas demonstram, ainda, que o estado nutricional na primeira infância tem consequências na vida adulta. Os casos de excesso de peso, em geral, estão associados ao desenvolvimento de doenças – como problemas do coração (maior causa de mortes no mundo), diabetes, vários tipos de câncer, depressão e estresse. Por isso, a prevenção da obesidade infantil deve começar desde a gestação e continuar nos primeiros anos de vida da criança. Três fatores principais contribuem para o excesso de peso infantil: genética; sedentarismo; e, principalmente, os maus hábitos alimentares (que muitas vezes refletem os costumes da família).
Confira a entrevista com a Ir. Veroni Medeiros, educadora e assistente técnica da coordenação nacional da Pastoral da Criança, que apresenta como o brincar e a convivência em família podem contribuir para mudar essa realidade. Neste Dia da Criança, ao invés de focar em presentes e compra de brinquedos, que tal investir tempo e animação para proporcionar atividades para a criançada se movimentar?
veroni medeiros
Irmã Veroni Medeiros

Na vida agitada de hoje, por que é importante comemorar o Dia da Criança?

O Dia da Criança quer recordar aos adultos que as crianças precisam brincar muito. O Dia da Criança é um momento importantíssimo para criar algo diferente da rotina diária. Um dia mais saudável e mais feliz. As crianças que correm, que pulam e brincam livremente são mais saudáveis e elevam, com isso, a sua autoestima.

Como trocar as guloseimas que normalmente são dadas às crianças nesse dia por alimentos saudáveis?

A sugestão é trocar essas guloseimas por alimentos saudáveis. Deixá-las preparar algumas comidinhas, sempre com a supervisão dos pais, é claro. Quem sabe convidá-las para ajudar na cozinha? Ou fazer aquele bolo de cenoura que só a mamãe sabe fazer? Preparar um pequeno canteiro onde as crianças possam plantar algumas verduras ou plantinhas de seu gosto.

Hoje, uma das principais causas da obesidade nas crianças é o sedentarismo. Como as atividades no Dia da Criança podem ajudar na prevenção da obesidade?

Vamos aproveitar este dia para proporcionar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos através de brincadeiras. Tudo isso ajuda a prevenir e combater a obesidade infantil. Insisto que as crianças precisam brincar muito, se movimentar. Isso torna a criança mais feliz e mais saudável.

E como o brincar colabora pra sustentabilidade do planeta?

Cada vez mais as crianças estão sendo alvo do consumismo. E o consumismo vai na contramão da sustentabilidade. Montar brinquedos com materiais recicláveis é uma ótima ideia. Além de estimular a criatividade das crianças, é possível reutilizar materiais alternativos, como sucatas ou materiais extraídos da própria natureza. Vamos fugir da rotina e aproveitar ao máximo o Dia da Criança! O planeta agradece o cuidado que devotamos a ele.
Saiba mais: O que está por trás dos alimentos que prometem a felicidade (reportagem especial da quinta edição da Revista Pastoral da Criança).
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1306 - 10/10/2016 - Dia da Criança e prevenção da obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário