terça-feira, 31 de março de 2015

Páscoa, tempo de esperança concreta

cpf pascoaA Páscoa se aproxima, e com ela, a esperança dos cristãos ressurge. Esse momento vai além de chocolates e presentes. Nessa data se renovam as esperanças, as pessoas passam a acreditar que é preciso persistir pelo bem comum, por um lugar melhor para todos. A Campanha da Fraternidade de 2015 destaca exatamente esse serviço, essa doação pelo outro em busca de um bem comum.
A esperança que renasce em cada um na Páscoa é precedida pela reflexão durante a quaresma. O Papa Francisco lembrou em sua mensagem por ocasião da quaresma que “a ressurreição de Cristo dá o sentido de todas as outras festas cristãs, enche de esperança os sofrimentos e inaugura um tempo novo de crescimento rumo à realização do projeto de Deus também para nós”. Ele sugere ainda que “os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmente as nossas paróquias e as nossas comunidades, se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença!”.
Dra. Zilda
“Que você sinta sempre em seu coração a alegria que a Páscoa traz, de renovação da fé, da vida e da esperança.”
Papa Francisco
“Que significa o fato de Jesus ter ressuscitado? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a própria morte; significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir aquelas parcelas de deserto que ainda existem no nosso coração.”

Reflexão e prática

Colocar-se à disposição, como pede o Papa e a Campanha da Fraternidade, é o que voluntários da Pastoral da Criança fazem todos os dias. Eles renovam a esperança de vida plena a tantas crianças. Esperança essa que se estende a toda a família. “A Pastoral da Criança por aqui está caminhando, graças a Deus. Às vezes, surgem dificuldades, mas sempre buscamos superá-las. E, na maioria das vezes, conseguimos”, afirma o coordenador Augusto Alexandre dos Santos, de Santa Rita, no Maranhão (MA). Ele conta que “na Páscoa, as comunidades organizam suas celebrações dando ênfase a este momento e cada uma usa de sua criatividade para transmitir a mensagem neste período”.
A cada criança que nasce, uma nova esperança renasce na comunidade e reanima o trabalho dessas mais de 200 mil pessoas que atuam voluntariamente na Pastoral da Criança. A esperança também renasce na gestante que se cuida para não ter complicações e para trazer um novo bebê ao mundo nas melhores condições possíveis; no cuidado com os filhos que já estão crescendo e se desenvolvendo; e renasce no relacionamento com toda a família.
A Pastoral da Criança pode simbolizar o renascimento de uma família, um jeito novo de lidar com a vida. Se você ainda não faz parte, aproveite este período de reflexão e pense em fazer parte dessa história de mudança. Se você já faz parte, Convide +1, e faça a esperança se renovar para ele também.
Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário