terça-feira, 20 de maio de 2014

A Pastoral da Criança Partilha que salva Vidas.


Imagem: Pastoral da Criança
Imagem: Pastoral da Criança
Medidas simples, disponíveis há décadas, poderiam prevenir 5,5 milhões de mortes de crianças anualmente se fossem do conhecimento das famílias.

As ações da Pastoral da Criança são possíveis graças ao trabalho voluntário. Mais de 219 mil pessoas acompanham mais de 1,4 milhão de crianças e 76 mil gestantes em mais de 38 mil comunidades de 3.965 municípios brasileiros.

O trabalho da Pastoral da Criança tem como base a solidariedade e a multiplicação do saber. O resultado é a promoção humana e o fortalecimento do tecido social das comunidades.

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres.

As atividades do voluntários visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias que ajudam a reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil e ainda promovem a paz e a justiça social nos grandes bolsões de pobreza e miséria do país

Os Líderes comunitários da Pastoral da Criança

Os líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade.

Um trabalho que faz a diferença

O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.

Os líderes comunitários, com apoio dos demais voluntários, desenvolvem suas atividades orientados pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança.

Na Pastoral da Criança, cada líder voluntário dedica, em média, 24 horas ao mês a esse trabalho.

Jesus disse: “Ninguém acende uma lamparina para cobrir com uma
vasilha ou colocar debaixo da cama; pelo contrário, ela é colocada
sobre um suporte a fim de que todos que entrem vejam a luz” (Lc 8,1;16).

Esse ensinamento orienta o trabalho do líder comunitário, que leva a luz do saber e da solidariedade às famílias da sua comunidade.

Formação contínua dos voluntários

Para que o voluntário possa realizar o seu trabalho e gerar transformação social em sua comunidade, ele precisa sentir-se preparado e munido de ferramentas adequadas. A Pastoral da Criança capacita todos os seus voluntários nas ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. A formação inicial, de 56 horas, é feita de acordo com a seguinte metodologia:

A Equipe Nacional capacita os Multiplicadores que capacitam os capacitadores que por sua vez capacitam os líderes comunitários.

O voluntário da Pastoral da Criança nunca para de aprender. Ele quer saber mais para ensinar mais. É como explica a líder Eunice:

"Antes da Pastoral da Criança, eu não era ninguém. Hoje, me sinto uma doutora".

Para manter-se atualizado, o líder recebe a cada mês o Jornal da Pastoral da Criança e ouve o programa semanal de rádio Viva a Vida.


Fonte: Pastoral da Criança – Site acessado em 24/08/2013:http://www.pastoraldacrianca.org.br/quemsomos?showall=&start=2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário