terça-feira, 8 de outubro de 2013

Brinquedos e brincadeiras na Pastoral da Criança


“Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos”. Sl 91, 11

Fundada em 1983, a Pastoral da Criança, ao longo dessa caminhada, procurou sempre aperfeiçoar sua maneira de agir, para que,além de salvar milhares de vidas, possa também apoiar as famílias e comunidades nas quais atua para garantir a vida plena das crianças. Sendo assim, um dos aspectos a ser contemplado em nosso trabalho é o das brincadeiras infantis.
Para a criança brincar é uma necessidade. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar. Por saber do valor dessa atividade para o desenvolvimento das crianças, a Pastoral da Criança criou a “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Esta ação vem complementar as Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania contribuindo na criação de condições favoráveis ao desenvolvimento das crianças acompanhadas. É importante que, em todas as milhares de comunidades que acompanhamos, tenhamos um brinquedista que possa promover muitas oportunidades para as crianças brincarem.
O brinquedista, é o responsável por fazer as brincadeiras acontecerem no Dia da Celebração da Vida e em outros momentos de encontro com as crianças e suas famílias. Ele organiza oficinas de confecção de brinquedos, participar da criação de espaços limpos e seguros para o brincar na sua comunidade. São muitas as oportunidades que você vai encontrar, junto com os líderes, para realizar esse trabalho tão importante.
Você também estará contribuindo para tornar mais presente o mandamento número 3 da Paz na Família: “Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas”.
Esta publicação foi feita para você. Ela pretende servir de apoio para as capacitações e para o seu trabalho prático junto às crianças e suas famílias. Foi elaborada depois de muita conversa com brinquedistas, multiplicadores e capacitadores e procura trazer, na medida do possível, as solicitações e as contribuições que cada um fez. Agradecemos muito a todos que nos ajudaram a escrevê-la.
A você, brinquedista, o “anjo da guarda” das brincadeiras das crianças desejo, com muito carinho, que possa incentivar e guardar “os caminhos do brincar” na sua comunidade.
Dra. Zilda Arns Neumann • Fundadora da Pastoral da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário