Mensalmente, o líder da Pastoral da Criança visita as gestantes e crianças de famílias próximas a sua casa. Eles realiza três atividades prioritárias: Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.
O líder da Pastoral da criança apresenta o seguinte perfil:'
- É voluntário.
- Foi capacitado no Guia do Líder.
- Está alfabetizado ou conta com o apoio de alguém alfabetizado.
- Vive na comunidade em que atua ou próximo a ela.
- Acompanha as gestantes e, no máximo, 15 crianças pobres, menores de seis anos e suas famílias.
- Está disponível para realizar as ações da Pastoral da Criança e conhece a realidade da comunidade.
- Tem e utiliza o material educativo básico da Pastoral da Criança.
- Tem capacidade de somar esforços, partilhar, ouvir e participar na melhoria das condições de vida das famílias pobres.
Ferramentas do Líder
Para exercer sua missão, o líder da Pastoral da Criança conta com ferramentas importantes, como:
- Balança: a cada mês, no Dia de Celebração da Vida, o peso das crianças é anotado no Caderno do Líder.
- Cartão da Gestante e Caderneta da Criança: Estes cartões são entregues aos pais pelo serviço de saúde.
- Carteirinha do Líder: Clique aqui para visualizar os tipos de carteirinhas e objetivos
Principais Resultados
Em sua trajetória, a Pastoral da Criança vem alcançando resultados surpreendentes. Além da promoção de líderes e famílias acompanhadas, os resultados nas comunidades acompanhadas são visíveis.
O QUE FAZEMOS
ACOMPANHAMENTO DE GESTANTES Os líderes orientam as gestantes sobre a importância do pré-natal, de um parto de qualidade, do alojamento conjunto e do aleitamento materno. ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS Os líderes aprendem e orientam as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. ACOMPANHAMENTO DE FAMILIAS E COMUNIDADES Com seu trabalho (ou suas atividades) os líderes colaboram para a valorização da vida, a conscientização sobre direitos, cidadania e a promoção da pessoa e da comunidade. |
Como Fazemos.
VISITA DOMICILIAR Todo mês, os líderes voluntários vão ao encontro das famílias pobres. Partilham informações sobre saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, controle social e políticas públicas, visando a promoção da melhoria da qualidade de vida nas comunidades. CELEBRAÇÃO DA VIDA Neste dia, as famílias e os líderes se reúnem para avaliar o desenvolvimento de suas crianças, trocar experiências e celebrar os resultados alcançados. REUNIÃO PARA REFLEXÃO E AVALIAÇÃO Todo mês, os líderes da Pastoral da Criança se encontram em uma reunião para reflexão e avaliação, na qual, além de analisarem o trabalho realizado, partilham experiências e celebram conquistas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário