segunda-feira, 2 de julho de 2012

PROGRAMA DE RÁDIO "VIVA A VIDA"



Buscando orientar constantemente as famílias, a Pastoral da Criança produz um programa de rádio intitulado "Viva a Vida". É semanal, com 15 minutos de duração, transmitido gratuitamente por mais de 2.300 emissoras no país inteiro. Veicula temas como saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros de interesse desse público. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste. São gravadas e distribuídos em dois meios, fita K7 e CD. Para cada distribuição são gravados 4 programas semanais.
Também estão sendo dinamizados programas locais, que já somam cerca de 300. Com isso, notícias do cotidiano das comunidades podem ser transmitidas, incentivando ainda mais a participação comunitária na solução de seus próprios problemas.
Mas ainda temos um grande desafio pela frente: aumentar a abrangência e audiência do Viva a Vida entre as líderes, as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança e as comunidades.

Justificativa

Manter um canal permanente de informação e formação de nossas líderes e famílias;
O rádio é um meio de comunicação popular, barato, presente em todas as comunidades e faz parte do dia-a-dia das líderes e famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança.
O rádio atinge a todos, independentemente de seu grau de escolarização - isto é, atinge as pessoas que sabem ler e aquelas que não sabem.

Observações

O programa deve ser ao mesmo tempo educativo, informativo e alegre;
Não pode ser muito longo para tornar possível a abertura de espaço gratuito nas emissoras de rádio - o tempo ideal foi definido com 15 minutos semanais;

Objetivos

Evangelizar;
Mobilizar e contribuir para a organização comunitária;
Educar para a Cidadania;
Servir como material de apoio para a capacitação de líderes e famílias;
Divulgar o trabalho da Pastoral da Criança e suas líderes na comunidade;
Disponibilizar um completo e reforço das atividades desenvolvidas pelas líderes comunitárias junto às famílias.

VIVA A VIDA e REDE DE COMUNICADORES

A equipe de rádio da Rede de Comunicadores é responsável por capacitar equipes comunitárias que trabalham nos programas Viva a Vida. Muitas vezes, são os próprios líderes comunitários da Pastoral da Criança que preparam e são os locutores desses programas. Os comunicadores da área de rádio orientam sobre como preparar roteiros, fazer entrevistas, utilizar recursos sonoros, falar no rádio e outras técnicas.
Nos programa locais, as equipes de rádio comunitárias utilizam o programa produzido pela equipe da Coordenação Nacional como subsídio. Com isso, notícias do cotidiano das comunidades podem ser transmitidas, incentivando ainda mais a participação comunitária na solução de seus próprios problemas.

Metodologia

A equipe técnica da Pastoral da Criança, um ou mais representantes do setor de Comunicação e demais interessados se reúnem 1 ou 2 vezes por ano para definir os temas que serão tratados nos Programas Viva a Vida no ano. Os temas são escolhidos de acordo com datas comemorativas, doenças sazonais, campanhas, semanas de saúde, educação, nutrição e cidadania e vários outros eventos relacionados aos diferentes períodos do ano. Geralmente, a reunião acontece nos meses de março/abril, para que os temas do próximo ano e as datas de entrega dos argumentos sejam definidos. Técnicos e outros profissionais assumem os argumentos de acordo com a sua área específica.
Os argumentos são encaminhados para a equipe de produção do Viva a Vida, que produz os roteiros do programa. Esses roteiros são levados para apreciação de membros da coordenação nacional. O próximo passo é a gravação do programa Viva a Vida, em Curitiba. Simultaneamente, acontece a gravação do mesmo programa, com adaptações regionais, no Piauí
Os programas chegam nas rádios através das coordenações da Pastoral da Criança das dioceses, paróquias ou são encaminhados diretamente para as rádios, para que esses veículos transmitam o programa Viva a Vida. Para aumentar o número de rádios que transmitem o programa, divulgá-lo na comunidade e incentivar a produção desse programas localmente, a equipe de Rádio da Rede de Comunicadores Solidários à Criança trabalha capacitando equipes em todo o Brasil.

 ESCUTE CLICANDO:
https://www.pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1282:programas-viva-a-vida-sul-2012&catid=66:programa-viva-a-vida-sul&Itemid=114

Pastoral da Criança - Coordenação Nacional
A/C Estúdio de Rádio
Rua Jacarezinho 1691 - Mercês
80.810-900 - Curitiba - PR
Telefone: +55 (41) 2105-0253
E-Mail: radio@pastoraldacrianca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário