terça-feira, 15 de maio de 2012

HORTAS CASEIRAS na Pastoral da Criança

Colaboração: Maria do Socorro
Aguiar Moreira • Coordenadora da Pastoral
da Criança na Arquidiocese de Olinda e Recife

Nos dias 09 e 10/02/12 a Pastoral da Criança na Arquidiocese de Olinda e Recife promoveu treinamento para Capacitadores em Alimentação e Hortas Caseiras, na sede da CNBB - REGIONAL NE 2, Recife. A ação Alimentação e Hortas Caseiras na Pastoral da Criança tem como objetivo levar informações e dicas sobre alimentação saudável e plantio de hortas caseiras a todos os líderes e famílias acompanhadas. Ao todo, foram capacitadas dezesseis pessoas.
Diante dos altos índices de obesidade no Brasil, tida como um problema de saúde pública e que atinge todas as classes sociais, a reeducação alimentar se faz necessária.
A população brasileira consome muitos alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, e poucos alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes. Assim como a desnutrição, a obesidade precisa ser combatida para diminuir o aparecimento das doenças decorrentes do excesso de peso: doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta, entre outras.
A Pastoral da Criança decidiu incentivar as famílias a plantar seus próprios alimentos, por meio das hortas caseiras, e a utilizarem verduras, legumes e frutas na alimentação do dia a dia. Dessa forma, a Pastoral da Criança contribui para melhorar a saúde e a alimentação dessas famílias e ainda colabora para que os princípios da Segurança Alimentar e Nutricional realmente aconteçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário