sexta-feira, 20 de abril de 2012

Projeto de capacitação em Serviços Domésticos da Pastoral da Criança cria oportunidades de emprego



serviosdomsticos1O Projeto Serviços Domésticos é uma iniciativa da Pastoral da Criança para criar condições de geração de renda e oportunidade de emprego para as mães que têm seus filhos acompanhados na Pastoral da Criança. Uma oportunidade para vivenciar o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho.
Em Curitiba a formação de uma boa profissional em Serviços Domésticos é realizada na casa do Projeto, localizada em um dos espaços da Sede Nacional da Pastoral da Criança. A cada mês duas turmas são formadas com dez a doze pessoas indicadas pelas comunidades que têm Pastoral da Criança.
A empregada doméstica passa por uma capacitação profissional de 96 horas. Doze dias úteis. Ao término é encaminhada ao mercado de trabalho proporcionando geração de renda para a família.
Além da metodologia na prática do lavar, passar, organizar, cozinhar a profissional Do Lar capacitada no projeto recebe formação de relações humanas no trabalho com ênfase à seriedade no ambiente de serviço.
A mãe, a líder ou uma pessoa da comunidade em contrato firmado com o patrão é liberada, um dia no mês, para exercer seu trabalho voluntário participando da Celebração da Vida da Pastoral da Criança na sua comunidade.
Para a psicóloga e coordenadora do Projeto Maria da Graça Umada diz que a capacitação no Serviços Domésticos procura focar a importância da honestidade, responsabilidade e higiene.
O projeto começou em Curitiba em 2001. Está se espalhando pelo Brasil. Hoje conta com quatro casas estruturadas em Recife, Brasília, São Paulo e Porto Alegre para as capacitações. Cada uma dessas casas é composta de uma coordenadora e de uma profissional capacitadora.
Pessoas que queiram trabalhar e tenham maior idade e sejam ligadas a Pastoral da Criança, como mães líderes e apoio ou avós podem procurar informações tanto em Curitiba como nas demais localidades com a coordenadora Umada nos contatos (41) 2105-0250 ou (41) 2105-0262 em Curitiba-PR. Seja você um divulgador e uma divagadora dessa iniciativa.
Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)
Ação Comunicação Popular
serviosdomsticos4         serviosdomsticos2

Nenhum comentário:

Postar um comentário