sexta-feira, 13 de abril de 2012

As atividades do Líder da Pastoral da Criança

Na Pastoral da Criança, cada líder voluntário dedica, em média, 24 horas ao mês a esse trabalho. No Brasil, foram realizadas 20 milhões visitas domiciliares em 2011. 
Jesus disse: “Ninguém acende uma lamparina para cobrir com uma vasilha ou colocar debaixo da cama; pelo contrário, ela é colocada sobre um suporte a fim de que todos que entrem vejam a luz” (Lc 8,1;16). Esse ensinamento orienta o trabalho do líder comunitário, que leva a luz do saber e da solidariedade às famílias da sua comunidade. Dona Nanci, líder da Pastoral da Criança, de Curitiba, explica o seu trabalho: “Sempre peço a carteira de vacina da gestante. Avalio se a criança teve doenças e acompanho se está se desenvolvendo bem”. 

1- Visita Domiciliar

O líder da Pastoral da Criança visita mensalmente as famílias acompanhadas. Esse é o momento em que pode ser desenvolvido um trabalho mais pessoal e direcionado às necessidades de cada família. É a oportunidade do voluntário conhecê-la melhor e partilhar conhecimentos e experiências sobre nutrição, higiene, cidadania, gestação, prevenção de doenças, educação infantil, entre outros assuntos. Nesse momento, o líder também analisa o que pode ser melhorado no cuidado com as crianças, com a gestação e no convívio familiar. O cuidado é ainda maior quando há crianças e gestantes com baixo peso. Nesses casos, as líderes visitam a família com mais frequência.
É durante a visita domiciliar que o líder estará mais próximo das famílias acompanhadas e poderá:
- valorizar o que as famílias fazem de bom para cuidar de seus filhos;
- conversar sobre a gravidez;
- conversar sobre os cuidados e a educação das crianças;
- alertar sobre os sinais de perigo para a saúde da gestante e da criança;
- identificar situações desfavoráveis para o desenvolvimento da criança;
- perceber os possíveis problemas e dificuldades enfrentadas;
- procurar juntos formas de resolver esses problemas.

2- Celebração da Vida


Celebrar a Vida na Pastoral da Criança significa reunir as famílias para avaliar o desenvolvimento de suas crianças e proporcionar a troca de experiências e solidariedade na comunidade. Nesse dia as crianças são pesadas e o peso é registrado na Caderneta da Criança, para controle da família, e no Caderno do Líder, para posteriormente ser enviado à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Esse encontro mensal é enriquecido com brincadeiras com as crianças, troca de experiências, informação e fraternidade entre as famílias e a partilha de um saboroso e nutritivo lanche.
A riqueza cultural do Brasil se reflete na Pastoral da Criança. Cada comunidade tem seu jeito próprio de organizar sua celebração. A espiritualidade está presente em todas as ações da Pastoral da Criança. Todos são convidados a compreender a importância da fé e da vida, em uma visão ecumênica. Na casa dos líderes comunitários, ao ar livre, debaixo das árvores ou em outros locais, a Pastoral da Criança pesa as crianças e compartilha alimentos regionais em clima de festa, celebrando as conquistas e buscando soluções para melhorar a qualidade de vida de cada uma delas.
Na casa dos líderes comunitários, ao ar livre, debaixo das árvores ou em outros locais, a Pastoral da Criança pesa as crianças e compartilha alimentos regionais em clima de festa, celebrando as conquistas e buscando soluções para melhorar a qualidade de vida de cada uma delas.

“Quanto ela está pesando?”, pergunta ansiosa Eliane Corrêa, mãe de Lisiane, 1 ano e 4 meses.
Hoje, Lisiane pesa 8,4 kg e está fora do quadro de desnutrição.
“Ela nasceu muito fraquinha. Pesava só 2 kg, mas graças à Pastoral da Criança, agora está muito saudável”,
comenta a mãe, que mora no bairro de Boa Vista, no município de Campo Magro, região metropolitana de Curitiba.

Ela comemora a evolução da filha, que nasceu com baixo peso e teve que passar por várias internações.

3- Reunião de Reflexão e Avaliação



É o dia em que os líderes, os demais voluntários e o coordenador comunitário da Pastoral da Criança, depois que as visitas domiciliares e o Dia da Celebração da Vida já foram feitos, avaliam os progressos de suas ações na comunidade, com base nos indicadores anotados no Caderno do Líder, utilizando a metodologia do Ver, Julgar, Agir, Avaliar e Celebrar. Nesse encontro, eles observam a realidade das famílias que acompanham, identificam as causas e conseqüências de determinada situação, unem esforços e avaliam quais alternativas podem ajudar as famílias ou a comunidade.

Eles também preenchem as Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade (FABS) que são enviadas à Coordenação Nacional. Esse retrato mensal da comunidade é registrado no Sistema de Informação e nele se transforma num importante indicador de saúde e bem-estar.
“Olhai se todos estão satisfeitos”- Foi o que Jesus disse aos seus apóstolos no episódio do milagre da multiplicação dos pães e peixes, que saciaram a fome de cinco mil homens, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15). Assim como a metodologia que Jesus aplicou, os voluntários da Pastoral da Criança organizam a comunidade, refletem e avaliam os resultados do seu trabalho comunitário a cada mês.

FONTE: SITE OFICIAL DA PASTORAL DA CRIANÇA

JÁ PENSOU EM SER LÍDER DA PASTORAL DA CRIANÇA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário